quarta-feira, 20 de junho de 2018

Desafio World Cup Literário - Fase 1 (Resultados)

Olá, Pessoal!
Eu decidi fazer um post com os resultados à parte. E decidi postar já antes da nova fase.


Terminei com 9 livros Nacionais (Portugueses) e 4 livros Estrangeiros. *

* Não contando com os empates (que eram uma escolha).

Fase 1:
14/06: Rússia - Arábia Saudita (Grupo A)
(5-0 - Vence Rússia)
Livro Nacional (Português)

O Tesouro de Eça de Queiroz



Tipo: Conto
Ano: 1902
Sinopse: Três irmãos (Rui, Guanes e Rostabal) vivem no Reino das Astúrias e são os mais obcecados por dinheiro do reino.
Certo dia, quando passeavam na mata de Roquelanes, encontram um velho cofre fechado com três chaves e as respectivas fechaduras.
Os três tornam-se mais obcecados por tentarem ficar com o ouro só para eles e tentam passar por cima dos irmãos.

Opinião: Foi o primeiro conto que eu li e gosto muito dele, mesmo sabendo desde o início o desfecho dos três irmãos. Outra das vantagens é a rápida leitura.

15/06: Egito - Uruguai (A)
(0-1 - Vence Uruguai)
Livro Nacional (Português)

Caim de José Saramago


Ano: 2009
Sinopse: Caim revela o que há de moderno e surpreendente na prosa de Saramago: a capacidade de fazer nova uma história que se conhece do princípio ao fim. Um relato irónico e mordaz no qual o leitor assiste a uma guerra secular, e de certa forma, involuntária, entre o criador e a sua criatura.

Opinião: É um livro que não me cativa. Ainda não o li e a capa não me parece convidativa. Mesmo sendo de um escritor reconhecido, dos melhores mundialmente, não me sinto com muita vontade de o ler.

15/06: Marrocos - Irão (Irã) (B)
(0-1 - Vence Irão (Irã) )
Livro Estrangeiro

Anna Karenina de Liev Tolstói


Ano: 1877
Sinopse: O romance Anna Karenina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás do seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.

Opinião: Dispensa apresentações. Um dos clássicos e eu, particularmente, gosto.

15/06: Portugal - Espanha (B)
(3-3 - Empate)
Jogo com o país que eu torci - Sem livro

16/06: França - Austrália (C)
(2-1 - Vence França)
Livro Nacional

O Delfim de José Cardoso Pires


Ano: 1968
Sinopse: José Cardoso Pires olhou a realidade do seu país como se fosse a trama de uma intriga policial. Considerado um dos seus melhores romances, O Delfim é um marco na literatura portuguesa do século XX.

Opinião: Não é um livro inesquecível, mas é bom.

16/06: Argentina - Islândia (D)
(1-1 - Empate)
Escolha de livro: Estrangeiro

Para Sempre, Talvez de Cecelia Ahern


Ano: 2005
Sinopse: Alex e Rosie atravessaram a infância e a adolescência juntos, sempre presentes na vida um do outro como melhores amigos. Mas, quando chega o momento de começarem a descobrir as alegrias das noites na cidade e das primeiras aventuras amorosas, o destino prega-lhes uma partida, a família de Alex muda-se da Irlanda para Boston, e Alex vai com ela, para sempre. Rosie não consegue imaginar a vida sem o companheiro de todas as horas e decide ir também para os Estados Unidos. Só que, uma vez mais, o destino intervém nas suas vidas, obrigando Rosie a permanecer na Irlanda. Mas poderão o tempo, a distância e o próprio destino ser mais fortes que um grande amor?

Opinião: É daqueles poucos exemplos que eu posso dizer que prefiro o filme ao livro. A escrita em forma de diário cansou-me. Às tantas já não me interessaram os encontros e desencontros entre Alex e Rosie. O filme acaba por ser mais interessante.

16/06: Peru - Dinamarca (C)
(0-1 - Vence Dinamarca)
Livro Nacional

Chocolate à Chuva de Alice Vieira


Ano: 1982
Sinopse: Em "Chocolate à Chuva" (terceiro volume da trilogia que começa com "Rosa, Minha Irmã Rosa" e prossegue com "Lote 12, 2.º Frente"), Mariana é confrontada, entre outros problemas, com um bem difícil: o divórcio. Os pais da Rita, sua amiga de sempre, tomam essa decisão. É a ruptura. É o fim da "casa da Rita", é o "tremer" das coisas sólidas. Mariana vai entrar no emaranhado dos "quês" e "porquês" e vai sentir-se impotente para ajudar a Rita. Mas "Chocolate à Chuva" é também uma maneira fascinante de acompanhar o crescimento de uma adolescente atenta não só ao que se passa em redor dela mas também à sua própria evolução.

Opinião: Li-o apenas uma vez há muitos anos, mas ainda tenho algumas cenas/capítulos na minha cabeça. É um bom livro!

16/06: Croácia - Nigéria (D)
(2-0 - Vence Croácia)
Livro Nacional

O Amor é Fodido de Miguel Esteves Cardoso


Ano: 2009
Sinopse: O regresso de MEC
«As lágrimas das raparigas refrescam-me. Levantam-me o moral. Às vezes lambo-a dos cantos dos olhos. São pequenos coquetéis sem álcool, inteiramente naturais. Dizer: "Não chores" funciona sempre, porque só mencionar o verbo "chorar" emociona-as e liberta-as, dando-lhes carta branca para chorar ainda mais. Só intervenho com piadas e palavras de esperança e de amor quando elas vão longe de mais e começam, por exemplo, a pingar do nariz.»

Opinião: Eu ainda não tenho este livro. O título parece convidativo, mas a sinopse não me parece interessante. Estou tentada a comprá-lo e a lê-lo, porém já o folheei e a única coisa que ainda me parece boa continua a ser o título.

17/06: Costa Rica - Sérvia (E)
(0-1 - Venceu Sérvia)
Livro Nacional

O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen



Ano: 1956
Sinopse: Num jardim maravilhoso, existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez.
Florinda vai conhecer o Rapaz de Bronze e viver uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.

Opinião: Li e reli este livro enquanto andava na escola. Não achei que fosse dos melhores da autora. Prefiro outros.

17/06: Alemanha - México (F)
(0-1 - Venceu México)
Livro Estrangeiro

A Metamorfose de Franz Kafka


Ano: 1915
Sinopse: "Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de insecto."

É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor Samsa, um sujeito que se viu "obrigado a tornar-se um caixeiro-viajante, que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa.
Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num insecto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.
Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.

Opinião: Quando li este livro era muito nova e achei-o muito "pesado" em termos de enredo. Tive que respirar algumas vezes e deixá-lo num canto durante algum tempo para conseguir concluir o livro, mas gostei muito. Dos melhores que li.

17/06: Brasil - Suíça (E)
(1-1 - Empate)
Escolha de livro: Estrangeiro

O Legado 731 de Lynn Sholes & Joe Moore



Ano: 2009
Sinopse: Quando um homem vitimado por uma terrível doença entra nas instalações da Satellite News Network e, pouco antes de morrer, murmura duas palavras ao ouvido de Cotten Stone — «Agulhas Negras» — ninguém podia prever que poucos dias depois mais mortes se seguiriam em todo o mundo. Quando o cardeal John Tyler, o amor impossível de Cotten, adoece, Cotten apercebe-se de que a epidemia não se deve a causas naturais. Durante uma alucinante investigação, da Coreia do Norte até ao castelo do próprio Drácula, ela descobre uma terrível atrocidade da segunda guerra mundial, uma mancha chocante no passado da América, bem como um grupo de bombistas modernos armados com micróbios letais em vez de explosivos.
Um acordo fatal com um velho inimigo pode ser a única forma de Cotten salvar John e toda a Humanidade. Mas poderá ela arriscar-se a vender a alma ao Filho da Aurora?

Opinião: É um livro um pouco complexo, para perceber algumas partes da estória (ou história) tive que pesquisar algumas coisas. É uma mistura de Religião, História e outros. Ainda assim é um livro que dá interesse e curiosidade ao leitor. Devo dizer que gostei. Foi educativo.

18/06: Suécia - Coreia do Sul (F)
(1-0 - Venceu Suécia)
Livro Nacional

A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez



Ano: 1994
Sinopse: É a história de Joana que perdeu recentemente a sua melhor amiga, Marta, devido a uma overdose. O livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) em que Joana escreve cartas para a sua amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia a dia. No meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do teto por uma corrente, um baloiço imaginado.

Opinião: É um tipo de livro que não imaginava ler na minha vida de ensino básico. Não gosto muito de livros em forma de diário, porém gostei do enredo.

18/06: Bélgica - Panamá (G)
(3-0 - Vence Bélgica)
Livro Nacional

O Primo Basílio de Eça de Queiroz


Ano: 1878
Sinopse: Escrito em Inglaterra, O Primo Basílio, publicado em 1878, é um romance de costumes da média burguesia lisboeta e uma sátira moralizadora ao romanesco da sociedade da época.
Luísa é uma vítima das suas leituras negativas e da baixeza moral do primo, quando a ausência do marido a deixou entregue ao seu vazio interior. É uma vítima do ócio.
Eça sugere artisticamente os traços psicológicos das várias figuras da obra com os seus dramas, que de forma alguma enfraquecem o clima trágico, denso, do drama da heroína.

Opinião: Como eu digo: se é para ler um dos clássicos que seja Eça de Queiroz. Eu sempre gostei muito do autor. Acho que não há um único livro dele que eu não tenho gostado. Pelo menos até agora.

18/06: Tunísia - Inglaterra (G)
(1-2 - Venceu Inglaterra)
Livro Nacional

As Esquinas do Tempo de Rosa Lobato de Faria


Ano: 2008
Sinopse: "Quando Margarida chegou à Casa da Azenha teve aquela sensação, não desconhecida mas sempre inquietante, de já ter estado ali."

Margarida é uma jovem professora de Matemática. Um dia, vai a Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada num turismo de habitação, casa antiga muitíssimo bem conservada e onde, no seu quarto, está dependurado o retrato a óleo de um homem que se parece muito com Miguel, a sua recente paixão.
Por um inexplicável mistério, na manhã seguinte, Margarida acorda cem anos atrás, no seio da sua antiga família.
Sem perder consciência de quem é, ela odeia esta partida do tempo. Mas aos poucos vai-se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Quando ele morre num acidente, Margarida regressa ao presente.

Opinião: É o único livro desta autora que eu tenho. Gostei. Fiquei envolvida no enredo e na "vida" da personagem Margarida.

19/06: Colômbia - Japão (H)
(1-2 - Venceu Japão)
Livro Estrangeiro

Um Crime no Expresso do Oriente de Agatha Christie


Ano: 1934
Sinopse: Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!

Opinião: Dispensa apresentações. Quem me conhece sabe o quanto gosto desta autora. É simplesmente a "Rainha do Crime".

19/06: Polónia - Senegal (H)
(1-2 - Venceu Senegal)
Livro Estrangeiro

Medo de Jeff Abbott


Ano: 2006
Sinopse: Miles Kendrick está no Programa de Protecção de Testemunhas para se esconder da Máfia. Mas nenhum programa o protege de ser atormentado pela morte do amigo. Com a ajuda da psiquiatra Allison Vance, Miles tenta agarrar-se ao que lhe resta da sua lucidez para recordar os acontecimentos daquela noite trágica.
Depois de um ataque bombista ao seu escritório, Allison morre e Miles vê-se apanhado numa conspiração mortal que se repercute muito para além dos seus piores pesadelos. Perseguido por um ex-detective do FBI, mas apoiado por um ex-soldado e uma mulher reclusa na sua própria casa, Miles tem pela frente uma batalha para recuperar a sua vida - ou simplesmente se manter vivo.

Opinião: É um livro muito bom, mas o autor "esticou" muito a história (ou estória) e começou a tornar a leitura impaciente.

E aqui estão os meus resultados à Fase 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.