quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

29 de Fevereiro

 Olá, Pessoal!

 Hoje é dia 29 de Fevereiro, que apenas surge em anos bissextos, e decidi falar sobre ele.


 Sendo um ano bissexto, o mês de Fevereiro não acaba no dia 28 e sim no dia 29. Foi acrescentado um dia extra, ficando o ano com 366 dias.

 No calendário gregoriano, o qual seguimos, o dia extra é incluído a cada 4 anos pelo facto de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias. Esses 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto.

 O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer erro no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos. Alguns pensam que o nome "bissexto" é dado pelo facto de tal ano possuir 366 dias, o que não é correto. Na verdade, Júlio César optou pelo mês de Fevereiro e escolheu "duplicar" o dia 24, chamando-o de "antediem bis-sextum Calendas Martii". Foi assim que surgiu o nome "bissexto".

 E quanto aos aniversariantes?
 O aniversário é uma data muito especial na vida de qualquer pessoa (seja especial num bom sentido, ou não) e para as pessoas que completam o aniversário no ano bissexto a celebração é ainda mais única, até porque quem nasceu num dia 29 de Fevereiro só terá a oportunidade de comemorar a data de quatro em quatro anos.

 Os festejos podem ser frustrantes. Há quem, em anos comuns, celebre a data de nascimento no dia 28 de Fevereiro ou no dia 1 de Março, a depender da escolha do aniversariante.
 Também há quem faça festas menores a cada quatro anos, enquanto outras aproveitam a ocasião para fazer grandes comemorações.

 Aliás, há sempre uma brincadeira ou polémica a envolver os sortudos que completam aniversário nesta data, afinal, qual é exatamente a idade deles? Durante quatro anos podem mentir na sua idade. Fantástico!

 O que acham desta data? Fazem algo especial (falando para todas as pessoas em geral)?

1 comentário:

  1. Oi, Diana. Acho a data curiosa!
    Eu sempre fico pensando nos aniversariantes nascidos nesta data e na idade que eles têm! Eu não ia querer nascer nessa data e ainda bem que eu não nasci! É justamente por pensar na idade que esse pessoal nascido nessa data tem! 😂 Eu não ia achar normal. Acho que eu passei perto de nascer nessa data, mas fui nascer lá no dia 15 de março, mês, inclusive, no qual acabamos de entrar (Feliz março!). Se bem que o meu ano de nascimento não foi bissexto... 😒😂 Adorei o post! 🎉🎈
    Com seu post agora, sobre esses 0,25 de tempo, eu entendi direito porque o dia 29 de fevereiro existe!
    Um bom mês de março pra você! Que seja um mês farto, de muita produtividade e também de muita colheita para nós! 💐

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.