sábado, 1 de abril de 2023

As mentiras mais famosas

 Olá, Pessoal!

 Hoje é o Dia da Mentiras e chego com um post de curiosidade. Procurei as mentiras mais conhecidas e as que me lembrei e deixo-vos aqui para vocês.

 Os Pinguins Voadores

 O Terry Jones, um dos comediantes do grupo famoso britânico Monty Python, apresentou uma mentira na BBC, como parte de uma alegada série documental chamada Miracles of Evolution sobre a Natureza. Envolveu pinguins que habitavam uma ilha gelada ao sul das Malvinas e que conseguiam voar. A sua colónia chamava-se Adelia e os animais, para escaparem do frio, levantavam voo e percorriam milhares de quilómetros até encontrarem o ar quente da floresta amazónica, onde viviam ao lado de tucanos. Chegou a mostrar-se imagens de pinguins a sobrevoarem os mares, mas eram efeitos especiais. Foi uma mentira que ocorreu em 2008.

 Segue o vídeo:


 Transmissão na TV com cheiro

 Em 1965, na BBC, um professor da Universidade de Londres revelava a criação do "Smell-o-vision": uma televisão capaz de transmitir o cheiro para os telespectadores. Para mostrar a veracidade do que estava a dizer, colocou à frente da câmara feijões e cebolas. E houve quem dissesse que ficou com os olhos a lacrimejar na época, telespectadores já comprados, claro.

Créditos: Folha de S. Paulo

 Televisão a cores... em 1962

 O técnico do canal televisivo na Suécia, o único na época, Kjell Stensson, apareceu numa emissão a noticiar que tinha sido descoberta uma forma de esta passar a cores. Era uma nova tecnologia, que obrigava apenas os telespectadores a cobrirem as televisores com meias de nylon. Kjell exemplificou e houve quem tentasse, sem êxito.

 San Serriffe, o país que nunca existiu

 O The Guardian, em 1977, no dia 1 de Abril, dedicou sete páginas a um país que nunca existiu: San Serriffe, que seria um arquipélago de pequenas ilhas, situado no oceano índico. Nas sete páginas, falava sobre a economia, a política, o turismo e, acima de tudo, a sua independência, que comemorava 10 anos naquele dia.

San Serriffe

 As mais famosas mentiras da Google

 1- Funcionalidade que conseguia ler pensamentos;

 2- Uma pesquisa por cheiros;

 3- Uma ferramenta que traduzia os pensamentos dos animais domésticos;

 4- O envio de e-mails para o passado;

 5- Criação de um centro de pesquisa na Lua.

 Van Gogh e a sua orelha

 1888 começou a contar a história de que o pintor holandês Vincente Van Gogh, num momento de loucura, após discutir com o seu amigo, o também pintor Gauguin, arrancou com uma lâmina de barbear a orelha esquerda. Orelha que, mais tarde, envolta num pedaço de pano, o autor de quadros famosos entregou a uma prostituta chamada Raquel.

 A verdade, de acordo com os académicos alemães Hans Kaufmann e Rita Wildegans numa reportagem da BBC publicada em 2009, foi Gauguin que, em plena discussão, cortou parte do lóbulo esquerdo de Van Gogh com uma espada. Para proteger o seu (apesar de tudo) colega, Van Gogh contou à polícia a popular versão da autolesão. Ou seja, Van Gogh não ficou sem uma orelha – perdeu só uma parte do lóbulo – e não foi ele mesmo que se cortou pela sua instabilidade mental.

 Eminem em Portugal

 Portugal parou quando soube, no exato dia 1 de Abril de 2012, que o rapper Eminem estaria presente no festival Sudoeste, no último dia, 5 de Agosto.

2 comentários:

  1. Oi, Diana.
    Que postagem legal e curiosa! Adorei saber dessas curiosidades!

    Feliz 1° de abril! 🎈
    Bom sábado! 💐

    ResponderEliminar
  2. FInalmente um post com mentiras - estou à procura de mentiras de 1 de Abril :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.