quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Ser produtor de conteúdo é bom?

 Olá, Pessoal!

Hoje venho trazer um tema interessante sobre produção de conteúdos.

Se escreve, faz vídeos ou tira fotos, você já é um produtor de conteúdo. Independente da rede social, da plataforma, da forma de distribuição ou se faz ou não isso profissionalmente.

Eu produzo conteúdos na Internet desde 2009, que foi quando criei o meu blog. Ainda antes disso já estava a escrever vários textões no Facebook e tinha MySpace, e um blog na Sapo (que entretanto excluí).

Créditos: Pixabay


A vida de produtor de conteúdo não é fácil, principalmente se não ganhar nada por isso e só trabalhar. No entanto, temos que ser determinados e ir atrás. Até porque as pessoas não virão ter connosco se nós não irmos ter com as pessoas (não sei se fui clara).

O produtor de conteúdo necessita de ter talento, ser esforçado, ter consistência. Ser perfeccionista não ajuda. Se busca a perfeição, então não faz sucesso. Mas melhorar um pouco todos os dias é essencial.
Ter referências é bom, mas não faça delas a sua "base" de trabalho. No fim teremos um mundo de robôs.
E uma boa dica que recebi durante a minha vida escolar foi que, no começo, quantidade é mais importante do que qualidade. É certo que daqui a uns dez anos vamos olhar para os nossos primeiros feitos e vamos chorar de vergonha, porém foram esses feitos que nos deram o primeiro público. E, claro, que após nos consolidarmos, vamos nos focar mais na qualidade e iremos trabalhar menos na questão da quantidade.
E o SEO (Search Engine Optimization) é ótimo para produtor de conteúdo, vale lembrar.

Termino com a dica de ser consumidor, além de produtor. É a mesma coisa de ser escritor e, ao mesmo tempo, leitor. As ideias dos produtores, normalmente, vêm do seu consumo a algum tipo de conteúdo. A criatividade não surge do céu, nós temos que ir atrás dela.

Já sobre a minha vida de produtora nestes últimos tempos, além do blog, neste momento, estou como moderadora da Fábrica de Histórias. E decidimos abrir uma "sala" para vender os nossos serviços. Se quiser uma leitura crítica, uma arte para a história, um booktrailer, ou uma ajuda na divulgação, nós somos as pessoas certas para ajudar.

Escolhemos para a parte de pagamentos o Ko-fi, uma plataforma de financiamento coletivo em que criadores de conteúdo e outros profissionais podem ser pagos pelo seu trabalho quando os interessados compram um ko-fi. E a vantagem é que o nosso está barato: Apenas 3 euros/reais cada um. 

Há até uma opção para quem não está a precisar de nenhum serviço no momento, porém deseja contribuir para o nosso trabalho.

Cada serviço custa uma quantidade de ko-fis, então clique aqui para consultar a nossa tabela de preços, ter acesso aos ko-fis com cada moeda e ainda poder falar connosco em caso de dúvida.

Como toda gente sabe, produzir conteúdo não é uma tarefa fácil. Requer criatividade, tempo livre e bastante dedicação, então toda a ajuda é válida.

Como estão a entender, no nosso Canal do YouTube trazemos novidades três vezes por semana (Segundas, Quartas e Sextas) e pode até haver algumas surpresas e algumas semanas passarem a ser quatro.

Quem quiser apenas conhecer o nosso trabalho e ajudar de forma gratuita, também o pode fazer. Deixo aqui o convite para conhecer o nosso projeto e inscrever-se/subscrever-se nos nossos canais, sobretudo no YouTube, e deixar sempre o seu like e espalhar o projeto quando gostar do que fizemos. É uma forma gratuita de nos ajudar. Veja neste link todas as plataformas em que estamos.

E é isto!
Voltarei em breve com mais posts somente (e para) no blog.

1 comentário:

  1. Olá, Diana!
    Você disse tudo quando disse e deu a dica sobre 'ser consumidor além de ser produtor'. Mais ou menos o que eu afirmei certo dia acerca da literatura: “Produzir literatura é muito bom. Consumir também.”. Concordo ou penso que para ser algo, precisamos provar desse algo, experimentar, consumir produtos elaborados por outras pessoas também. É assim que crescemos em determinado meio.
    Gostei da postagem. Gosto de tudo que fale sobre produtividade. Pois produtividade e ser produtiva é algo que eu estou sempre em busca de ter e de ser. É algo, uma ideia, que me move. :)
    Boa noite e feliz Outono! 🍁

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.