domingo, 2 de dezembro de 2018

Fim da Internet? Artigos 11 e 13

Olá, Pessoal!
Eu confesso que demorei a fazer um post sobre isto, mas tendo em conta que sou uma autora e tenho um blogue da Blogger, ou seja do Google, se o Google for diretamente prejudicado, eu também serei direta ou indiretamente.



O Parlamento Europeu aprovou dois Artigos: 11º e 13º. E, basicamente, esses Artigos irão num futuro próximo mudar a Internet.

Inicialmente, o povo não quis acreditar na notícia e pensou que era uma brincadeira. "O YouTube pode acabar na Europa", "O Google News vai desaparecer", "O Google Imagens vai acabar". Pareciam notícias impossíveis. Mas aconteceu!

Dando aqui uma pequena definição do que dizem os Artigos 11 e 13:

Artigo 11º- "Obriga as empresas a pagarem uma taxa por cada ligação às notícias oriundas de publicações reconhecidas", ou seja o Google News terá que pagar por cada link que coloca no site.

Artigo 13º- "Visa melhorar a regulação dos direitos de autor dentro da União Europeia".

Há muita gente que viola os direitos de autor (direitos autorais no Brasil), isso é certo. No mundo literário (que é o que eu entendo mais) existem milhões, no mundo das fanfics também existem milhares, mas, basicamente, o Artigo 13 proíbe qualquer uso de imagem, post, texto, roupa (acrescente mais objetos) que possua direitos de autor.

Por exemplo, nos blogs literários a gente repassa as chamadas "tags". O que vai acontecer com o Artigo 13º é que quem criou a "tag" vai poder processar o escritor, o blogger/blogueiro. Ou melhor, nem é a pessoa que criou o post que será processada, é o Google (porque o Blogger é do Google).

Indo para um exemplo que pode acontecer nas redes sociais, quem postar uma foto no Instagram ou no Facebook, tem que ter cuidado com o tem vestido, ou o que está a comer, porque se tiver alguma marca, a empresa pode processar a rede social.

Ainda não sei se isso também acontece com livros. Imagina tirar uma foto de um livro e colocar no Instagram? O escritor pode processar o leitor?! Quero dizer, vai processar a rede social onde foi postada a foto.

Estes dois Artigos parecem-me assustadores! Chegou a uma coisa completamente surreal! A televisão e as gravadoras, ou seja as maiores empresas, começaram a pressionar tudo isto para que estes dois Artigos se tornassem reais.

Se é o Fim da Internet? Se calhar não, mas da liberdade de expressão talvez seja.

Isto não é apenas sobre os direitos de autor (direitos autorais no Brasil), e eu até defendo os direitos de autor, no fim de contas sou uma autora. Mas isto é chegar ao ridículo! É chegar ao inacreditável!
E, aliás, nem vou falar que existem já leis que defendem os direitos de autor. O Creative Commons, por exemplo, já te protege, no blog, contra violações desses direitos. E acontece que esse site também está contra estes Artigos.
Têm também o Content ID, um outro exemplo, mas isso é para vídeos do Youtube.

Nem vou falar da parte dos Youtubers, mas eu pesquisei por essa Internet fora e descobri que o YouTube mandou um email a todos os Youtubers onde, literalmente, pediu a ajuda deles.

O caso é realmente sério! E não ataca só os Youtubers, como também ataca bloggers de Beleza, de Culinária, Literários e até autores iniciantes, ou não, que possuem blogs, porque até já li por aí que sites como o Nyah FanfictionSpirit e o Wattpad sofrerão alterações! OBS: E acabei de saber que o site Wix também.

Isto vai prejudicar toda a gente que consome conteúdo da Internet! Seja da União Europeia, ou da América, ou de outro qualquer país, ou continente. Ou seja, está a matar a arte na Internet.

Soluções:

Foi criado um abaixo-assinado contra este Artigo 13. Até hoje conta com pouco mais de 3 milhões de assinaturas.

Abaixo-assinado = https://www.change.org/

Temos que salvar a Internet (já a Hashtag diz: Save The Internet).

Bloggers e Youtubers unidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.