segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Regresso + Novo Livro + Revisora

 Olá, Pessoal!

 É muito estranho voltar depois de quase 1 ano sem dar sinal de vida, mas aqui estou.

 Algumas coisas aconteceram desde que deixei o blogue, mas gostaria de me centrar no que aconteceu em Outubro.

 Deu-me na cabeça para publicar o terceiro livro. Era um livro que já estava terminado e em vias para ser publicado de forma independente.

 "Um Crime em Tons de Conflito" vai ser realmente publicado, e, por esse motivo, decidi dar sinais de vida e regressar.

 Aproveito para referir que será publicado por uma editora chamada Seshat, uma editora independente focada em literatura escrita em língua portuguesa, do qual trabalho como revisora.

 Deixo também aqui a capa do livro e a sinopse:

Capa do terceiro livro

  Sinopse:

 Setembro. Inicia-se um novo ano letivo. Porém, numa instituição privada bem instalada na capital, os alunos não pensam em estudar. Após jazer morta dentro da universidade uma jovem do segundo ano do curso de Física, todos os estudantes tornam-se suspeitos.
 O que parecia ser um homicídio isolado, logo torna-se uma busca insaciável pela verdade.
 Enquanto uns tentam fazer de tudo para não serem os próximos a morrer, outros fazem de tudo para ficarem fora da mira policial.

 Links para compra: Site  ;   Google Play Livros   ;   Portal É Sobre Ler (Angola).


 É desta forma que anuncio o meu regresso, mesmo sem saber quanto tempo mais ficarei, mas, por agora, estou de volta.

 Estarei de volta para deixar mais algumas novidades!

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Até Sempre

 Olá, Pessoal!

 O texto de hoje é diferente. Gostaria de fazer uma breve apresentação sobre sonhos e depois falar sobre a realidade.



 Todos sabem que me chamo Diana e que sou da turma nascida na década de 90, mas talvez poucos saibam que ouço mais música da década de 80 do que a de 2000... ou que eu prefiro os clássicos aos contemporâneos... ou que eu não gosto da "geração do tik tok".

 O meu primeiro sonho irreal era ser atriz, ganhar dinheiro e com ele levar a minha mãe à DisneyLand Paris e oferecer um carro todo de gama ao meu pai. Esse sonho foi apagado após o início do secundário. Gostaria de ter ido para uma escola de atores, mas isso não aconteceu. Antes disso, tive uma professora de teatro a dizer que eu não seria "boa o suficiente" para seguir o ramo.

 O meu segundo sonho irreal era ser guionista/roteirista. Mas é um circulo tão fechado. Conseguir uma oportunidade é como conseguir encontrar uma agulha num palheiro, ou chover em Julho em Portugal. É raro, pode acontecer, mas é quase impossível. Sim, tive algumas oportunidades. Raras.
 Antes disso, quis criar uma revista literária. Isso aconteceu! Mas... não correu como eu esperava.
 Também quis publicar um livro, e isso realmente aconteceu. Eu era uma pré-adolescente profundamente perturbada e a escrita era um momento de refúgio. Mas com o tempo percebi alguns erros nos dois livros.

 Pouco depois, a ideia de criar uma editora surgiu. Comecei a perceber como funcionava o mercado editorial e vi que havia falta de alguma coisa. As ideias surgiram, uma atrás da outra, e percebi que deveria alargar a ideia além fronteiras, queria acrescentar os PALOP.
 Falei com algumas pessoas que iriam trabalhar comigo e comecei a construir essa ideia, comecei a torná-la "palpável".

 Porém, percebi em Setembro de 2024 que esse sonho não iria para a frente. Tive que abandonar mais um sonho. E desta vez seria mais triste, porque já tinha ido além. No entanto, pelo que sei, alguém com mais experiência pegou na ideia da leiga (ou seja, eu) e eu espero, com sinceridade, que a editora seja um sucesso, porque iria dar-me uma felicidade saber que uma ideia que começou por mim foi além e deu certo com alguém mais qualificado.

 Bem... Há sempre momentos em que temos que dizer adeus e há adeus mais difíceis do que outros. A verdade é que chega sempre aquele momento das nossas vidas em que mudamos de ar, ou de áreas. Queremos retardar o inevitável, porque temos formações e tentativas, mas ao mesmo tempo há dinheiro gasto, horas perdidas, negas e falta de apostas.

 O meu momento chegou agora, depois de toda esta explicação inicial. Sairei da área literária e do audiovisual.

 É uma área em que estamos constantemente a lutar connosco próprios, seja devido ao tempo, ao mercado de trabalho, ou à saúde mental. Dizem para seguirmos os nossos sonhos, mas romantizam demais o caminho para que ele se concretize. Nos dias que correm, infelizmente, a formação vira pó, se não tiveres experiência desde o berço. Mas o irónico na questão é como ter experiência se não temos ninguém a dar-nos essa oportunidade. Trabalhamos muitas vezes "pro bono", à borla, gratuitamente, com a desculpa do "vou ganhar experiência", mas mais tarde começas a perceber que ninguém aposta realmente em ti.

 Foi difícil tomar esta decisão, mas foi pensada com cuidado. Deixar um sonho é algo que já estou habituada. Formar-se em algo que não se vai exercer é chato e triste, caso seja um sonho. Quanto a mim, deixo esta área que me é querida, mas que não me dá conforto mental (além do financeiro). Levo comigo contactos e, acima de tudo, pessoas interessantes. Agradeço a cada autor que conheci nesta jornada, além de editores, leitores, revisores, designers e críticos literários e também ao pessoal do cinema.

 Aproveito para referir também que abandonarei a área do audiovisual. Onde Está Deus 2 não me terá como guionista, mas poderão ver o primeiro filme em breve. Agradeço ao António Guimarães pela loucura de aceitar uma portuguesa na produção. Foi um prazer trabalhar em Onde Está Deus. Considero que falar sobre Deus é um desafio enorme para um guionista. Agradeço pela confiança!

 Quanto à literatura, o blogue irá tornar-se privado, não podendo ser lido pelo público. Pretendo "apagar" de alguma forma o meu passado como escritora e isso envolve o blogue.
 O terceiro livro não será mais publicado e tenho ainda exemplares dos meus dois primeiros livros que posso oferecer (talvez faça um preço "simbólico" devido aos portes de envio, fiquem à vontade para me enviarem uma mensagem privada).

 As minhas críticas literárias serão apagadas da internet (claro, com o blogue privado não tem como estarem online).
 A Revista Rabisca vai permanecer parada. A minha conta de autora permanecerá aberta, porém terá mudanças. No entanto, permanecerei por aqui em contacto.

 Gostaria de finalizar dizendo que foi um percurso com altos e baixos. Sorri, ri, chorei, revoltei-me, mas, no fim, não sobrou muita coisa que me fizesse ficar e permanecer a lutar. Este meio é fechado demais para se conseguir qualquer coisa.
 Obrigada a todas as pessoas que me ajudaram, a leitores e autores que ajudei e a colegas. A vida é uma estrada cheia de curvas... ou melhor, terminarei com uma frase que eu própria escrevi acerca de uma personagem presente no primeiro livro (alguns irão reconhecer).

 "A vida é feita de escolhas, mas existe sempre uma terceira opção" - Capítulo 23, A Escola do Terror.

 (Eu não pensava que, em algum dia, me iria identificar com esta frase que tinha escrito precisamente a pensar numa personagem).

 Obrigada.


 7 de Janeiro de 2025.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Primeiro texto de 2025

 Olá, Pessoal!

 Sejamos todos bem vindos a 2025!

 Este ano novo terá novidades para o blogue, para os meus projetos literários, para a minha formação, para tudo ligado ao meio literário e audiovisual.

 Em breve falarei um pouco mais sobre o que irá acontecer.

 Até lá, fiquem com este primeiro texto de 2025, que seja um ano incrível para todos nós!


 Feliz 2025!