quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Uso dos Porquês (Brasil VS Portugal)

Olá, Pessoal!
Eu escrevi um pequeno post informativo no Grupo do Facebook Fábrica de Histórias onde sou moderadora (mais informações AQUI) e decidi trazer para vocês um texto maior com uma maior explicação sobre o uso dos porquês e as diferenças no Brasil e em Portugal.

Uso dos Porquês (Brasil Vs Portugal)


Imagem usada no Grupo

Desde o começo da nossa vida que somos logo “instruídos” em fazer perguntas. Desde que aprendemos a ler que somos curiosos em perguntar. Queremos sempre saber coisas e por isso perguntamos “porquê”.

Mas existem alguns tipos de porquês.
No Brasil existem quatro: “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê”.

Por que é usado normalmente no início de frases, mas principalmente perguntas. É sinónimo de “por que razão”.

Porque é usado no mesmo sentido da palavra “pois”.

Exemplos:
“Não quero ir para a praia, porque (pois) não gosto de mostrar o meu corpo”.
“Eu quero ir, porque (pois) tenho lá amigos”.

Por quê é usado normalmente no final de perguntas. Se for possível trocar pelo sinónimo “por qual razão”, então use o “por quê”.  Também é fácil entender quando se usa o por quê se conseguir decorar isso "bateu no pontinho, desce o chapéuzinho". Por quê é só o por que que ficou no final.

Exemplo:
“Não vai à escola, por quê?”

Já o porquê é usado como substantivo. Esta palavra tem o mesmo significado de “o motivo”, “a razão”.

Exemplo:
“Queria saber o porquê dela não gostar de mim”.

Para saber qual dos “porquês” usar, basta experimentar com cada um dos sinónimos que referi.

Em Portugal, o povo é mais simples. Simplesmente não usa o “por quê”. Em Portugal a palavra “por quê” é um erro numa prova de português. Porquê é utilizado para tudo, quer dizer, é usado para perguntar a razão. Ainda continuamos a usar “porque” e “por que”, mas se quisermos saber o motivo de alguma coisa o porquê serve e não vai dar "nota vermelha" na escola, tal como diria um brasileiro.

E agora? Prontos para fazer perguntas? E Por que não?!



Link do texto mais curto deixado no Grupo - Fábrica de Histórias - Uso dos Porquês.

1 comentário:

  1. Olá, Diana! Não sabia que você era moderadora no grupo que eu também participo e tenho prazer em participar, o Fábrica de Histórias. Enfim. Soube agora.
    Texto ótimo! Eu tive que estudar o uso dos porquês tanto quando comecei a escrever minhas histórias para livros quanto para revisá-las, quando chegou o momento de eu revisá-las. De vez em quando eu sempre dou uma revisada para poder relembrar e verificar se os estou empregando corretamente em meus textos. Gosto muito e gosto muito de estudar as regras gramaticais da língua portuguesa para poder aplicá-las corretamente em meus livros, pois sou eu mesma quem reviso meus livros depois de escrevê-los.
    Um abraço. Boa semana! 💕

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.