quarta-feira, 4 de julho de 2018

Desafio World Cup Literário - Fase 4 (Resultados)

Olá, Pessoal!
Deixo aqui os resultados da Fase 4.


Terminei com 4 livros Nacionais (Portugueses) e 3 livros Estrangeiros.

Fase 4: 
30/06: França - Argentina
(4-2 - Vence)
Livro Nacional (Português)

Um Crime de António Xavier


Ano: 2012
Sinopse: Estenderam o pano ao cadáver, após terem afastado todo o lixo. A senhora que conduzia o carro Starlet, de matrícula AA:05:07, saiu do local a chorar, entrou no carro e fechou a porta. 
Instantes depois, surgiu bruscamente um homem na frente do carro, com o objectivo de interceptá-la. Julgou que fosse um bandido, acelerou na tentativa de o atropelar e desapareceu, deixando apenas uma forte poeira.

Opinião: Fico feliz em ver bons livros deste género bem escritos. Gostei deste livro!

20/06: Uruguai - Portugal
(2-1 - Perde)
Jogo com o país que eu torci - Sem livro

01/07: Espanha - Rússia
(1-1 = Penaltis 3-4 - Perde)
Livro Estrangeiro
Viver Depois de Ti de Jojo Moyes


Ano: 2012
Sinopse: Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal - um namorado estável, trabalhador e uma família unida - que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante - grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável - agora tudo isso ficou para trás.
Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.

Opinião: Gostei muito do enredo. Uma história (estória) muito boa. Emocionante.

01/07: Croácia - Dinamarca
(1-1 = Penaltis 3-2 - Vence)
Livro Nacional
UM de Tânia Gama


Ano: 2016
Sinopse: Imagina-te a viver num mundo em que tens de coabitares com vampiros.
Essa é a realidade de Aphrodite, uma rapariga de dezoito anos que leva uma vida completamente normal e como a de qualquer outro adolescente até que, um dia, acidentalmente, é transformada em vampira e tudo muda.
Para além de ser retirada da sua família, que pensa que ela morreu, Aphrodite é obrigada a deixar tudo para trás e começar de novo. Porém, a sua história é mais complicada do que ela inicialmente pensou e o que começou por ser um acidente, pode ser a salvação de toda a humanidade.
Uma história sobre coragem e determinação onde nada do que parece e onde ninguém está a salvo do mal.

Opinião: Custa-me fazer uma crítica desagradável a um livro de uma escritora tão novinha, porém tenho que dizer que enquanto li pensei no livro "Marcada" das autoras P.C. Cast e Kristin Kast (talvez vá dar a minha opinião em breve). Não sei se é realmente semelhante, não experimentei reler o livro das autoras estrangeiras, mas enquanto li o livro desta autora tive a sensação de estar a ler "Marcada".

02/07: Brasil - México
(2-0 - Perde)
Livro Estrangeiro

A Senhora da Magia (As Brumas de Avalon) de Marion Zimmer Bradley



Ano: 1982
Sinopse: O clássico As Brumas de Avalon regressa ao mercado português para dar a conhecer a uma nova geração esta história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.
Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança que salvará as Ilhas. Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera...

Opinião: Gostei muitos desta série de livros, mesmo não sendo um género que eu aprecie.

02/07: Bélgica - Japão
(3-2 - Vence)
Livro Nacional
O Hipnotista de Lars Kepler


Ano: 2010
Sinopse: Erik Maria Bark é o mais famoso hipnotista da Suécia. Acusado de falta de ética, e com o casamento à beira do colapso, jurou publicamente nunca mais praticar a hipnose nos seus pacientes e há dez anos que se mantém fiel à sua promessa. Até agora.
Estocolmo. Uma família é brutalmente assassinada e a única testemunha está internada no hospital em estado de choque; Josef Ek, de apenas 15 anos, presenciou o massacre dos seus pais e irmã mais nova, sendo ele próprio encontrado numa poça de sangue, vivo por milagre.
Nessa mesma noite, Erik Maria Bark recebe um telefonema do comissário Joona Linna solicitando os seus serviços - urge descobrir a identidade do assassino e para tal Josef deverá ser hipnotizado. Erik aceita a missão com relutância, longe de imaginar que o que vai encontrar pela frente é um pesadelo capaz de ultrapassar os seus piores receios.
Dias mais tarde, o seu filho de 15 anos, Benjamin, é sequestrado da própria casa. Haverá uma ligação entre estes dois casos? Para salvar a vida de Benjamin, o hipnotista deverá enfrentar os fantasmas do seu passado e mergulhar nas mentes mais sombrias e perversas que jamais poderia imaginar; o que tinha por difuso revela-se abominável, o que tinha por suspeito surge como demoníaco. Para Erik, a contagem regressiva já começou…
Uma leitura compulsiva carregada de suspense. Um mistério caracterizado por estranhos e inesperados contornos.

Opinião: Decidi colocar este livro nos portugueses porque um dos autores (Alexandra Coelho Ahndoril) é filho de mãe portuguesa. Gostei muito deste livro. Recomendo vivamente!

03/07: Suécia - Suiça
(1-0 - Vence)
Livro Nacional
A Filha dos Mundos de Inês Botelho


Ano: 2012
Sinopse: A infância de Ailura foi repleta de histórias de fadas, elfos e duendes. Porém, como acontece com todas as crianças, Ailura cresceu, e aos poucos foi-se esquecendo do mundo encantado dos seus primeiros anos. Já adulta, um estranho acontecimento leva-a a um mundo no qual é confrontada com uma outra realidade bem diferente daquela que sempre conheceu. É então que percebe que a distância que a separa do mundo dos sonhos e do maravilhoso é mais ténue do que o ar que nos envolve.

Opinião: O género do livro é algo que eu não gostei (ofereceram-me o livro), mas a escritora escreve bem.

03/07: Colômbia - Inglaterra
(1-1 = Penaltis 3-4 - Perde)
Livro Estrangeiro
Uma Voz na Noite de Sandra Brown


Ano: 2010
Sinopse: Para Paris Gibson, o seu popular programa de rádio nocturno é ao mesmo tempo uma fuga e o seu contacto real com o mundo exterior. 
Desde que se mudou para Austin para mitigar a dor dos passados erros trágicos, Paris leva uma vida solitária, ganhando vida apenas quando apresenta o seu programa. Para os ouvintes fiéis é uma amiga sensata e de confiança, que não só acede aos seus pedidos de música como ouve também os seus problemas e, ocasionalmente, dá conselhos.
O mundo de isolamento de Paris é, porém, gravemente ameaçado quando um ouvinte - um homem que se identifica apenas como «Valentino» - lhe diz que os conselhos que deu à mulher que ele ama a levaram a abandoná-lo e que agora ele próprio pretende vingar-se. Primeiro planeia matar a rapariga que já raptou, dali a 72 horas, e a seguir virá atrás de Paris.
Com a ajuda da polícia de Austin, Paris entra numa corrida contra o tempo, num esforço para encontrar Valentino antes de ele poder cumprir a ameaça de matar - e de matar de novo. Para seu espanto, descobre que uma das pessoas com quem tem de trabalhar é o psicólogo criminal Dean Malloy, um homem com quem partilha um passado que teve um efeito catastrófico na vida de ambos. A sua presença desperta paixões antigas, obrigando Paris a confrontar as memórias dolorosas que tentava esquecer.
Enquanto o relógio continua a avançar, e as ameaças de Valentino de se aproximar se vão tornando realidade, Paris vê-se de repente obrigada a lidar com um assassino que, afinal, pode não ser um desconhecido.

Opinião: A forma de escrita da autora cativa imenso o leitor. Gostei.

E aqui estão os resultados!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário, a sua opinião é importante para o escritor.

Avisos:
1- Não costumo responder pelos comentários. Deixe um link do seu blogue, ou contacte-me pelas minhas redes sociais presentes aqui.
2- Caso necessite de resposta, eu responderei pelos comentários, porém deixarei a minha resposta apenas durante algum tempo indeterminado. O Blogger ainda faz contagem de comentários do próprio autor e, como sabe, faço sempre uma retrospectiva todos os anos. Não se esqueça de clicar no "notifique-me" para que receba notificação sempre que eu responder ao seu comentário.